6 DICAS PARA O CUIDADO DA PELE NO VERÃO
Com a chegada do verão, a pele é exposta a mais desafios: radiação UV mais intensa, desidratação, manchas e aceleração do envelhecimento cutâneo. Para manter a pele saudável, luminosa e protegida, é essencial adotar cuidados específicos que começam em casa, mas que podem ser complementados em consultório.
1. Protetor solar: o gesto mais importante do verão (e do ano inteiro)
A aplicação diária de protetor solar com SPF 50+ é a base de qualquer rotina eficaz. Deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente quando a exposição solar é maior. Para peles oleosas, existem as texturas oil-free ou com acabamento matificante; para peles com tendência a manchas, recomendam-se os protetores com ingredientes como ácido tranexâmico ou niacinamida.
2. Hidratar, hidratar, hidratar
A pele perde mais água no verão, pelo que por vezes é comum sentir que está mais seca e repuxada. O ideal é apostar em séruns com ácido hialurónico e cremes com ceramidas. Beber água é, claro, fundamental para a hidratação. A ingestão de água e uma alimentação rica em antioxidantes (frutos vermelhos, cenoura, espinafres) favorecem a qualidade da pele.
3. Prevenção do fotoenvelhecimento com procedimentos de medicina estética
Procedimentos como a mesoterapia com vitaminas e antioxidantes ajudam a reforçar as defesas da pele contra o stress oxidativo provocado pelo sol. A aplicação de skinboosters e de polinucleótidos é também uma excelente opção para peles desidratadas ou desvitalizadas.
4. Toxina botulínica: um gesto simples para um verão mais leve
A toxina botulínica pode ser uma ótima aliada de verão. A exposição solar aumenta alguns movimentos de expressão, como o semicerrar dos olhos, que acentuam rugas na testa e contorno ocular. A toxina botulínica suaviza estas linhas e previne que se tornem permanentes, mantendo um ar fresco e natural. Além disso, é eficaz no controlo da transpiração excessiva, ideal para quem quer sentir-se mais confortável e confiante nos dias mais quentes.
5. Tratamentos com laser ou peelings?
No verão, devem ser evitados os procedimentos mais agressivos como lasers fracionados ou peelings químicos profundos. No entanto, tecnologias como o ultrassom ou a radiofrequência podem ser realizadas com segurança, melhorando a firmeza e a textura da pele.
6. Manter a rotina de skincare simples, mas eficaz
Demasiados produtos ou ativos mal combinados podem sensibilizar a pele nesta época. Por isso, menos é mais. De manhã, deve ser feita uma limpeza suave, antioxidante e com protetor solar e à noite além da limpeza, deve ser aplicado sérum hidratante ou reparador (ácido hialurónico, niacinamida) e creme nutritivo.
“O verão não tem de ser sinónimo de danos na pele. Com pequenos gestos diários e algumas abordagens médicas seguras, conseguimos não só proteger, mas também melhorar visivelmente a saúde e beleza da pele”, explica Cristina Moreira, Médica de Medicina Estética na Skin Boutique da LMR.
Esta época do ano pode ser o momento ideal para reforçar a saúde e beleza da pele, com proteção diária, escolhas inteligentes e, sempre que indicado, tratamentos médicos seguros e personalizados.